De acordo com cada pessoa e no momento da visualização da imagem, os utilizadores do Twitter tiveram respostas diferentes para o mesmo problema.
Um desenho em tons de branco, cinza e preto publicado no Twitter nesta quarta-feira (16) está causando confusão entre os usuários da rede social.
Isso porque, ao olhar atentamente para a imagem, cada pessoa vê uma quantidade diferente de números se formando na imagem.
Dependendo de cada pessoa e de quanto tempo ficou olhando a imagem, os usuários do Twitter tiveram respostas diferentes para o mesmo problema. Além disso, as formas parecem se mover diante dos seus olhos, causando ainda mais confusão.
Observe com atenção e tente descobrir quais números estão na imagem:
Algumas pessoas relatam que à primeira vista veem o número 45283 , mas quando se concentram um pouco mais, conseguem ver outro número no início e um no final, o que muda a visão para 3452839 – a resposta correta. Outros, no entanto, não conseguem ver o 3 e o 9 e outros acreditam que veem o número 1.
Em mais de 4 mil comentários acumulados desde a publicação, os relatos são os mais diversos. Tem gente que percebe números “escondidos”, mas não consegue identificá-los. “Vejo 45283. Depois de ver as pessoas falando sobre dois outros números, posso ver que eles estão lá, mas não consigo ver o que são”, escreveu um usuário.
Em outro caso, uma pessoa afirma ver apenas o número 528 . “Isso significa alguma coisa sobre minha visão?”, ele pergunta.
Isso indica que quem não consegue identificar todos os números tem baixa sensibilidade ao contraste, já que a oftalmologia classifica a capacidade humana de distinguir um objeto e o fundo por trás dele.
Ter alta sensibilidade ao contraste é importante em situações como dirigir à noite e em locais com neblina ou em qualquer outra situação de baixa visibilidade. Um baixo nível dessa capacidade pode ser sintoma de doenças oculares como catarata ou glaucoma, mas pode ter outras origens, como o próprio envelhecimento.
A sensibilidade depende de vários fatores, incluindo os hábitos das pessoas. Um estudo recente, por exemplo, indicou que jogar videogames de ação cerca de uma hora por dia pode melhorar a percepção de contraste, além de proporcionar outros benefícios à visão.