Quiz do Enem: 7 exercícios envolvendo QUADRINHOS para testar sua INTERPRETAÇÃO DE TEXTO!

Uma das principais habilidades avaliadas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é, sem sombra de dúvidas, a interpretação de texto. E uma das melhores formas de se avaliar esta habilidade é por meio de quadrinhos (especialmente tirinhas), que conseguem sintetizar em poucas palavras significados profundos, críticas sociais, humor e muito mais.

Nestes quiz de hoje do Gestão Educacional, você vai conferir 7 exercícios envolvendo quadrinhos que já caíram em edições passadas do Enem! Confira, exercite sua capacidade de interpretação e veja como você se sairia!

Quiz do Enem: Interpretação de Textos com quadrinhos

[ays_quiz id=’5′]

Dicas para melhorar a interpretação de texto de quadrinhos

Quer melhorar sua capacidade de interpretação de textos para arrasar no Enem? Pois confira a seguir algumas dicas que o Gestão Educacional separou para você:

  1. As formas não-verbais (desenhos, imagens, detalhes gráficos) são tão importantes quanto as verbais (palavras, frases, pontos) em uma charge, um quadrinho ou uma tirinha; analise a obra como um todo, atentando-se aos detalhes visuais, que ajudam na interpretação!
  2. Procure a ideia central do texto! Não dê atenção apenas às frases soltas; em vez disso, relacione as frases e elementos do quadrinho em busca da construção do sentido principal;
  3. Muita atenção ao enunciado! As questões do Enem são conhecidas por muitas vezes aparentarem ter mais de uma resposta certa; porém, atente-se ao que está realmente sendo solicitado; às vezes, palavras como “principal sentido” ajudam na busca pelo sentido principal do texto;
  4. Atente-se à fonte da charge, da tirinha, do gráfico ou de qualquer elemento imagético; identificar se ela foi publicada em um jornal, em uma revistinha, em um blog etc., e conhecer a orientação, a abordagem ou o propósito do autor ou do veículo em que foi publicada pode ajudar bastante na compreensão do texto;
  5. Leia bastante e pratique muito! A melhor forma de melhorar sua capacidade interpretativa é, obviamente, exercitando-a. E tem forma melhor de fazer isso do que lendo? Procure ler diferentes gêneros: notícias, charges, tirinhas, crônicas, resumos, reportagens, livros, poemas, músicas etc. Com isso, você vai ganhando familiaridade com os gêneros e ficando craque na hora de interpretá-los (além de ganhar bagagem cultural para arrasar na redação)!